1.º de Agosto e Petro de Luanda abrem Girabola2023/24 no estádio dos Coqueiros
1.º de Agosto e Petro de Luanda abrem Girabola2023/24 no estádio dos Coqueiros
Agosto e petro

O Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão (Girabola2023/2024) que arranca a 15 de Setembro, em Luanda, inicia com o confronto entre 1.º de Agosto e Petro de Luanda, o maior “clássico” nacional, de acordo com o sorteio do evento, realizado esta quinta-feira, na capital do país.

A ser disputado no estádio dos Coqueiros, o jogo mais importante da ronda inaugural pode, no entanto, ocorrer apenas a partir da 7ª jornada, muito depois de dia 15, data do arranque do evento.

A alteração da data do “clássico” se deve a participação das duas equipas na Liga dos Clubes Campeões, onde o 1.º de Agosto defronta Al Hilal SC do Sudão, e o Petro o US Songo de Moçambique, os dois jogos no dia 15.

Na ronda número um do 46º campeonato nacional de futebol destaca-se ainda os encontros Desportivo da Huíla/Interclube, Santa Rita de Cássia/Sagrada Esperança, Bravos do Maquis/Desportivo da Lunda Sul, Kabuscorp do Palanca/ Sporting de Cabinda e Académica do Lobito/Isaac de Benguela.

Ao longo de 46 anos de história da competição, trata-se da terceira vez que o sorteio dita o embate na primeira ronda entre os dois “colossos” do futebol nacional (1.º de Agosto/13 títulos e Petro/16), depois das edições de 1992 e 2010 com duplo triunfo dos “militares” (2-1 e 1-0).

Em termos de representatividade, Luanda é a província com maior representatividade (4), secundada por Benguela (3). Seguem-se Cuanza Sul, Uíge, Lunda Norte, Moxico, Lunda Sul, Cabinda, Zaire e Malanje com cada uma.

O estádio dos Coqueiros volta a acolher jogos da primeira divisão, depois da ausência na edição passada.

O Girabola2022-24 terá igualmente como palco, para as formações da capital do país, o estádio 22 de Junho, numa altura em que o 11 de Novembro encontra-se interditado para obras.

O próximo Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão (Girabola2023/2024) mantém o formato de disputa, com 16 equipas, sem a esperada implementação da primeira liga de futebol, muito falada nos últimos dias.

O São Salvador do Kongo, União de Malanje e Kabuscorp do Palanca são as três equipas que ascenderam ao primeiro escalão do campeonato nacional de futebol (Girabola 2023/2024), em substituição das despromovidas Sporting de Benguela, ASK Dragão do Uíge e Cuando Cubango FC, este último clube desistiu da sua participação na passada época desportiva.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido