
Um grupo de cidadãos pertencentes as comunidades do Distrito Ngola Kiluanje e do Distrito 11 de Novembro organiza uma marcha de solidariedade contra a violência em Luanda, após a morte do músico gospel Nzinga Caleb, que foi morto pela população após ser acusado de gatuno.
A marcha terá lugar no próximo dia 16 de Março, com concentração na quadra de basquetebol da Tecnocarro às 17H00, em Luanda.
No comunicado, os moradores dos dois distritos expressam o sentimentos de pesar pela morte do jovem Caleb e destaca que o caso reflete uma cultura de violência que precisa ser combatida. A comunidade se posiciona firmemente contra a justiça pelas mãos próprias e propõe a marcha como um momento de união e reflexão.
A marcha que terá início na quadra de basquetebol da Tecnocarro, às 17H00, conhecerá o seu termino no local onde Caleb foi espancado, na zona da Encafé. Uma vigília em memória de Caleb e de todas as vítimas da violência será realizada das 19H00 às 20H30.
Os participantes são incentivados a vestirem camisas ou camisolas brancas, sem escrita ou desenho, em sinal de luto/paz e solidariedade. Bandeiras partidárias e qualquer palavra que alimente o discurso de ódio não serão permitidas.
O comunicado convida as autoridades locais, entidades tradicionais, a polícia nacional e a comunidade em geral a se unirem à marcha. A família de Caleb e de outras vítimas, as igrejas e toda a comunidade são convidados a participar nesse movimento pelo amor e pela fraternidade.
A marcha pacifica é um chamado de atenção para construção de uma sociedade onde a violência não tenha lugar. É hora de dizer “BASTA” à violência e trabalhar por um futuro mais justo e pacífico para todos.