
O futebolista angolano Deivi Miguel Vieira, mais conhecido por “Gibelé”, assinou ontem, sexta-feira, 28, um contrato por três anos com o Orlando Pirates FC, da África do Sul, segundo colocado do campeonato passado daquele país.
O avançado, que esteve ligado ao Petro de Luanda, trocou o emblema da capital angolana, mediante à proposta atraente apresentada pelos “Piratas”.
No Orlando Pirates FC, Gibelé vai auferir um ordenado superior ao que ganhava no conjunto do Catetão. No entanto, para fechar o negócio, Orlando Pirates teve de desembolsar 600 mil dólares norte-americanos.
Gibelé partilhou uma fotografia na sua rede social Instagram, onde aparece acompanhado pelo progenitor Bebeto Vieira, assinando o novo contrato. O jogador que ainda tinha mais uma época com os petrolíferos decidiu colocar ponto final à ligação de dois anos com os actuais campeões nacionais.
O agente do avançado, Paulo Rodrigues fez saber recentemente que Gilberto já havia manifestado a pretensão de sair do clube do Eixo Viário no mercado de Janeiro, porém, viu todas as propostas reprovadas pela direcção da formação tricolor.
O empresário acrescenta que a “primeira proposta foi do Ankaraguru da Turquia, com uma oferta de 300 mil euros e 10 por cento na futura venda, no entanto, recusada. A seguir, o Petro recebeu outra proposta de 400 mil euros e 10 por cento numa futura venda, igualmente chumbada.
Após os exames médicos e de ter finalizado os termos pessoais, o médio ofensivo ainda regressa ao país para juntar-se à equipa no dia 8 de Julho, em Espanha, para a pré-temporada.
O atleta, de 23 anos, conquistou cinco títulos pelo Petro de Luanda, designadamente, dois campeonatos nacionais (2022/23 e 2023/24), duas Taças de Angola (2022/23 e 2023/24) e uma Supertaça (2023).
Gibelé notabilizou-se no Campeonato Africano das Nações (CAN’2023), decorrido na Côte d’Ivoire, onde Angola alcançou os quartos-de-final.
Formado pelo Atlético Sport Aviação (ASA), também representou o Real Sambila (2019/20), além do Recreativo do Libolo (2020/21 e 2021/2022).
Trata-se da terceira contratação de um futebolista angolano em menos de uma semana, depois de o defesa Kialunda Gaspar se transferir do Estrela de Amadora (Portugal) para o Lecce da Liga A de Itália até 2027.
O outro jogador do Petro de Luanda que se transferiu, igualmente, para uma equipa sul-africana, é Carlinhos do Carmo. O médio ofensivo de 29 anos junta-se ao Cape Town City, da África do Sul, por duas temporadas.