Filha de João Lourenço assume presidência da BODIVA
Filha de João Lourenço assume presidência da BODIVA
Cristina Giovanna Lourenco

Cristina Giovanna Dias Lourenço, filha do Presidente da República, assumiu, esta semana, interinamente a presidência da comissão executiva da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), substituindo Walter da Cruz Pacheco, que renunciou ao cargo para assumir novas funções.

A saída de Walter Pacheco foi acompanhada pela renúncia do administrador Odair José Rodrigues da Costa. Para preencher as vagas, Cleiton Pereira de Barros e Natália Carvalho de Jesus, ambos directores da instituição, foram nomeados interinamente para os cargos de administradores executivos.

As decisões foram tomadas numa recente reunião extraordinária e foram justificadas como estando em conformidade com a Lei das Sociedades Comerciais e os estatutos da BODIVA.

Contudo, está prevista para março uma reunião da Assembleia Geral para a nomeação efetiva de novos membros do Conselho de Administração.

Formada na Inglaterra, a nova presidente interina da BODIVA foi, no passado, estagiária do banco BAI. No entanto, foi após o seu pai chegar ao poder que o então ministro Archer Mangueira a nomeou como directora-adjunta da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos (UTAP).

Mais tarde, foi a ministra Vera Daves de Sousa quem a nomeou administradora executiva da BODIVA, em 2020. Na altura, surgiram indignações sobre a sua experiência profissional, além de acusações de que João Lourenço estaria a repetir o que o seu antecessor José Eduardo dos Santos fez ao nomear uma das suas filhas, Isabel dos Santos, como PCA da Sonangol.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido