BPC fora do Top 5 da banca em Angola
BPC fora do Top 5 da banca em Angola
BPC - HORIZONTAL FUNDO AZUL

O activo do Banco de Poupança e Crédito (BPC) diminuiu, aproximadamente, 23% no exercício económico de 2024, face ao período homólogo, cifrando-se em pelo menos 1,5 biliões de kwanzas, segundo a revista E&M após análise da informação financeira da respectiva instituição bancária.

Até ao final do exercício de 2023 (como ilustra o balancete do quarto trimestre) o BPC contava pelo menos 2 biliões kwanzas. Face à quantia, completava o Top 5 da banca em Angola (Big five) em termos de activo.

O activo do único banco público (no segmento de retalho), de acordo com os cálculos da E&M, reduziu pelo menos 459,3 mil milhões de kwanzas de 2023 a 2024.

A ‘escorregadela’ do BPC no exercício económico de 2024 foi aproveitada pelo Standard Bank Angola (SBA), que viu o activo valorizar 7% para (pelo menos) 1,7 biliões Kz; entrando assim no Top 5 dos maiores bancos do País.

Os indicadores contabilísticos referente ao exercício de 2024 demonstram a emersão do Standard Bank Angola no ‘Big five’, em substituição do BPC, primeiro banco comercial no País, após a reforma bancária de 1991.

A vantagem do SBA sobre o BPC também é verificada noutros itens do activo com excepção da carteira de títulos e valores mobiliários, porque (segundo analistas) a instituição bancária, também de capital sul-africano, está mais voltada para o apoio à economia e às famílias.

As contas do SBA indicam que, em 2024, a carteira de crédito aumentou perto de 75% e houve uma redução de, aproximadamente, 4% no volume de títulos e valores mobiliários no ano passado, em relação a 2023.

O rácio de transformação de depósitos em crédito foi de quase 45%, acima do recomendado pelo Banco Nacional de Angola (BNA). Se comparado com a taxa de 2023, houve um aumento de quase 18 pontos percentuais.

A vantagem do SBA sobre o BPC é ainda verificada no lucro. O primeiro obteve 124,2 mil milhões de kwanzas, enquanto o segundo 116,4 mil milhões de kwanzas. Relativamente a esta matéria, é apenas superado pelo Banco de Fomento Angola (BFA) com 205,8 mil milhões de kwanzas e BAI que logrou 151 mil milhões de kwanzas.

Ainda em termos de resultado líquido no ano passado, o SBA ultrapassou o BIC (pelo menos 25,7 mil milhões de kwanzas) e o ATLANTICO 16,8 mil milhões de kwanzas.

in E&M

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido