
O “Espaço Aplausos” vai introduzir o ensino de línguas nacionais na sua grelha de formação, numa primeira fase o Kimbundo e o Umbundo, para contribuir na promoção e preservação da identidade cultural angolana.
A informação foi prestada pelo responsável do Espaço Aplausos, Cabingano Manuel, durante a segunda edição do espectáculo “Talentos da Paz”, prestigiado no sábado, no município do Sequele (Icolo e Bengo), pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
O evento enquadra-se nos 50 anos da independência de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975, e serviu também para celebrar os 23 anos de Paz e Reconciliação Nacional, assinalados na última sexta-feira (4 de Abril).
O responsável disse que o ensino das línguas nacionais está a ser feito através das artes, fundamentalmente na interpretação e análise de músicas.
Por outro lado, Cabingano Manuel fez saber da formação de mais de três mil estudantes, desde a abertura deste espaço cultural, em 2016.
Segundo o mentor do projecto, de 2019 até ao primeiro trimestre de 2025, foram formados 500 jovens nos cursos de informática e 187 em língua inglesa.
Disse que o Espaço Aplausos tem 636 alunos, entre os quais 80 bolseiros, e gerou 35 empregos directos para professores e funcionários administrativos.
A instituição, acrescentou, lecciona 12 cursos, nomeadamente de balé infantil, kizomba e semba, piano, guitarra, canto e técnicas vocais, bateria, musicalização infantil, desenho artístico, inglês, informática, judo e jiu-jitsu brasileiro.
O responsável revelou que desde 2016, o espaço realizou perto de 90 concertos e os alunos de artes marciais participaram em mais de 20 campeonatos, tendo conquistado cerca de 300 medalhas.
“Estamos a formar campeões que nos próximos anos vão representar Angola em competições internacionais e encher de orgulho toda a nação”, explicou o responsável.
Ressaltou que esta iniciativa é também um espaço de inclusão e assistência aos mais vulneráveis, dando como exemplo a recente entrega de 80 cadeiras de rodas à pessoas com deficiência e a distribuição de kits de combate à pobreza, numa iniciativa apoiada pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher e pela empresa Fresmart.
O Espaço Aplausos é também um recinto de discussão de temas sociais, de aconselhamento, orientação profissional, exibição de peças teatrais, exposições de artes plásticas, venda e sessão de autógrafos de discos e livros.
O espectáculo teve a duração de mais de uma hora e foi animado por crianças e adolescentes que frequentam formação em diversas áreas culturais, nesta instituição.
O espectáculo contou com a presença de distintas individualidades, entre as quais as ministras da Educação, Luísa Grilo, da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, da Cultura, Filipe Zau, e a secretária-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), Joana Tomás.
O espaço foi aberto em Setembro de 2016, sob o lema “Mais Cultura, Mais Cidadania”. A instituição aposta na formação artística e na promoção de espectáculos.
in Angop