
O presidente cessante do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, vai liderar a Comissão Executiva da 31.ª edição do Campeonato Africano das Nações em basquetebol sénior masculino (AFROLOC), segundo o despacho nº 72/2025 do Ministério da Juventude e Desportos (Minjud).
O certame decorre de 12 a 25 de Agosto em quatro províncias do país. A Comissão Executiva do AFROLOC está encarregue de criar todas as condições para o êxito da competição continental, Afrobasket, enquadrada nas celebrações dos 50 Anos da Independência Nacional, que se assinalam a 11 de Novembro.
Moniz Silva, presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), integra a Comissão como coordenador -adjunto. Pedro Celestino Godinho, ex-presidente da Federação de andebol, Sílvio Lemos, vice-presidente da FAB, e Âgueda Flores Gomes, directora nacional dos desportos são membros da Comissão.
Kátia Rossana Teixeira, secretária-geral do Minjud, lidera a sub-comissão de finanças, com Sidney Fortes, da Federação de Basquetebol, para além de um representante do Ministério das Finanças, a ser indicado nos próximos tempos.
Elizabeth Cailo, directora nacional de infra-estruturas do Minjund, António João Pemba, chefe de departamento do GEPE, Lizete Fernandes, técnica da DNI, Herman Dumby, chefe de departamento do DNI e Nuno João Fernandes Teixeira, representante da Federação completam a sub-Comissão de Instalações Desportivas.
Os representantes dos governos provinciais de Luanda, Huíla, Benguela e Namibe vão integrar a mesma sub-Comissão.
Stella Cristiano, directora do Centro Nacional de Medicina do Desporto, comanda a sub-Comissão de Saúde, com Mário Fernandes, António Balaca, Valdevino Bento Leite de Miranda e um representante do Ministério da Saúde.
A sub-comissão de protocolo, transportes, logística e alojamentos tem à testa Kátia Rossana Teixeira, João Xivi e Tomé Casimiro, director de Intercâmbio e chefe de departamento de Relações Públicas e Expediente do Minjud fazem parte da Comissão.
Os ministérios do Interior, Relações Exteriores, Transportes, Cultura, Turismo vão ter representantes nas distintas comissões. Luís Miguel Faztudo Costa e Amaro Regino da Cruz Lourenço são os delegados da FAB.
Edgar Leandro Borges dos Santos Avelino, director do GTICS do Minjud, assume a sub-comissão de comunicação e marketing e tem como auxiliares os representantes do Ministério das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social e da Federação.
Definidas as competências do Comité Local da prova
A Comissão Executiva do AFROLOC’2025 tem a missão de elaborar e submeter à aprovação da Comissão de Coordenação e Supervisão, o Plano de Cronogramas de Actividades Gerais do Evento, Executar rigorosa e escrupulosamente todas as tarefas constantes do Plano, dentro do Cronograma proposto, bem como outras que possam ser orientadas e/ou recomendadas pela Comissão de Coordenação e Supervisão.
O AFROLOC deve apresentar ao coordenador da Comissão de Coordenação e Supervisão, relatórios periódicos e pontuais sobre o grau de desempenho, desenvolvimento e cumprimento das tarefas e actividades propostas orientadas, apresentar ao coordenador da Comissão de Coordenação o relatórios final de todas as actividades desenvolvidas no âmbito do Afrobasket 2025, até 30 dias após a data da realização do evento.
in JA