
O antigo comandante da Esquadra da Polícia da Vila Kiaxi, intendente João Mufuma, começou a ser julgado nesta sexta-feira, 11 de Abril, pelo Tribunal Militar da Região de Luanda, acusado de envolvimento em agressões físicas e detenções arbitrárias de camponesas, no âmbito de um alegado esquema de usurpação de terrenos.
Os factos remontam ao período em que o oficial exercia funções no Camama, tendo posteriormente sido destacado para a área de Talatona, mais concretamente na zona então designada como “Distrito Urbano da Cidade Universitária”.
De acordo com a acusação, Mufuma terá agido em conluio com o ex-comandante municipal de Talatona, subcomissário Joaquim do Rosário, de quem era considerado um dos principais colaboradores.
As vítimas são mulheres camponesas, em grande parte idosas, pertencentes à Sociedade Agrícola Konda Marta, liderada por Daniel Neto, que reivindica a posse dos terrenos situados nas imediações do Estádio 11 de Novembro.
Segundo testemunhos recolhidos, os órgãos de defesa e segurança terão sido instrumentalizados para intimidar, agredir fisicamente e deter injustificadamente os camponeses, numa tentativa de facilitar a apropriação indevida das terras em disputa.
O caso levanta questões sérias sobre o uso abusivo da autoridade policial e o envolvimento de altas patentes em conflitos fundiários.