Ministro do Interior denuncia falsas promessas de ingresso no SME
Ministro do Interior denuncia falsas promessas de ingresso no SME
manuel homem3

Durante a cerimónia comemorativa dos 49 anos do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) e do encerramento do II Curso Básico de Migração, realizada este sábado em Icolo e Bengo, o ministro do Interior, Manuel Homem, alertou para a existência de indivíduos que, de forma ilícita, prometem vagas no SME, comprometendo a integridade da instituição.

“Não podemos ignorar uma verdade difícil, mas necessária, porque ainda há no nosso seio quem tente desviar o curso da legalidade, vendendo promessas de entrada [no SME] por vias paralelas, abrindo portas por meios ilícitos e alimentando falsas esperanças”, afirmou o ministro.

Manuel Homem garantiu que tais práticas não serão toleradas e que os responsáveis serão responsabilizados nos termos da lei.

O ministro enfatizou que o ingresso no SME ocorre exclusivamente por via de concursos públicos, como o curso que agora se encerra.

Dos 5.600 candidatos iniciais, apenas 3.120 foram admitidos após um rigoroso processo de selecção que excluiu candidatos com notas baixas, antecedentes criminais ou documentação falsa.

Outrossim, Manuel Homem destacou a implementação de um sistema biométrico de controlo migratório e a introdução do passaporte electrónico, medidas que visam modernizar os serviços do SME e reforçar a segurança da informação.

O SME, criado a 19 de abril de 1976, é o órgão executivo central do Ministério do Interior responsável pela execução das políticas relacionadas com a entrada, trânsito, saída e controlo da permanência de cidadãos estrangeiros em Angola.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido