
O economista Francisco Filomeno Vieira Lopes, actual presidente do Bloco Democrático (BD), concorre como candidato único à sua própria sucessão na liderança do partido. Apesar da ausência de concorrência ao cargo máximo, a disputa promete ser acirrada para outros postos de direcção, com vários nomes na corrida.
Em conferência de imprensa realizada na sede da Comissão Eleitoral Independente (CEI), no município de Viana, em Luanda, o presidente da convenção, João Manuel dos Santos, assegurou que a transparência será o pilar central do processo eleitoral.
“Trata-se de um órgão independente e autónomo, constituído por entidades provenientes da sociedade civil, sem qualquer vínculo partidário ou interesse junto a candidatos. Esse é o primeiro elemento que garante a transparência. Seguidamente, temos critérios de partilha de informação, assegurando que os órgãos de comunicação social possam aceder às informações mais relevantes do processo. Os mecanismos de transparência serão verificados no próprio ato eleitoral para a escolha dos órgãos sociais do Bloco Democrático”, sublinhou.
O registo eleitoral oficioso decorre até 28 de Agosto, data em que serão afixados os cadernos eleitorais no local da convenção. A campanha eleitoral que já arrancou termina até às 23h59 de 27 de Agosto.
A CEI divulgou ainda a lista de candidaturas validadas, revelando competição nas vice-presidências e secretarias-gerais:
A direcção do BD afirma que o objectivo é reforçar a credibilidade interna e projetar o partido como exemplo de boas práticas democráticas no panorama político angolano, mesmo com a presidência já definida e as atenções voltadas para a disputa nos cargos estratégicos.
Por: Ngola Ntuady Kimbanda Nvita