
A Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA) negou, esta quinta-feira, 14 de Agosto, a existência do denominado Sindicato dos Taxistas de Angola (STA) e advertiu para a actuação de indivíduos que, segundo a organização, se apresentam de forma ilegítima como representantes do sector.
Em nota enviada ao Imparcial Press, a ANATA afirma que tais elementos estariam a aproveitar-se da detenção dos presidentes de associações de taxistas para se posicionarem como porta-vozes oficiais da classe.
“Este sindicato é falso. São falsos líderes que nunca vimos em momentos difíceis. A sua pretensão é um acto lamentável de oportunismo”, refere o documento.
A associação sublinha que os referidos indivíduos não detêm autoridade nem representatividade legal, apelando aos profissionais do sector para ignorarem quaisquer declarações emanadas por estes grupos. A ANATA pediu que os esforços se concentrem no apoio aos líderes legítimos — os presidentes da A-NATA (VICE), ATA, CCTA e CTMF — actualmente detidos.
Segundo a nota, equipas de advogados estão a trabalhar para assegurar a libertação e comprovar a inocência dos dirigentes.
O comunicado termina com um apelo à coesão: “A união faz a força! Não deixemos que aproveitadores nos enfraqueçam.”
Por: Ngola Ntuady Kimbanda Nvita