Teresa Tchipia recusa condecoração em solidariedade a Jonas Savimbi
Teresa Tchipia recusa condecoração em solidariedade a Jonas Savimbi
Teresa Tchipia

As celebrações do 50.º aniversário da Independência Nacional continuam a ser marcadas por gestos políticos de contestação. Depois de Joaquim Nafoia, foi agora a vez de Teresa Tchipia, membro do Comité Permanente e da Comissão Política da UNITA, rejeitar a medalha comemorativa instituída pela Lei n.º 2/25, de 18 de março de 2025, e atribuída pelo Presidente da República, João Lourenço.

A ex-deputada da UNITA confirmou, através de uma declaração pública datada de 5 de Agosto de 2025, ter sido notificada para integrar a lista das personalidades distinguidas na 5.ª cerimónia de condecorações, prevista para os dias 24 e 25 de Agosto. Apesar de agradecer o reconhecimento, Tchipia declinou a presença e a recepção da medalha.

“Declino a presença na cerimónia e a recepção da referida medalha, como gesto de solidariedade, enquanto não for reconhecido e incluído no processo de condecoração o Dr. Jonas Malheiro Savimbi, um dos pais da Independência Nacional”, afirmou, sublinhando que a sua própria distinção “não tem sentido sem o reconhecimento daquele que foi precursor e impulsionador de todo o processo histórico de Angola”.

Teresa Tchipia destacou ainda que a comemoração dos 50 anos de independência não deve limitar-se ao lema oficial “Preservar e Valorizar as Conquistas”, mas ser também “uma sublime oportunidade de aprovar um programa estratégico de desenvolvimento sustentável sério e focado, em todos os domínios da vida da maioria do povo do nosso país”.

A dirigente da UNITA denunciou que, cinco décadas após a independência, “o povo das aldeias e dos bairros suburbanos ainda vive em estado de miséria, onde tudo falta”.

Com este gesto, Teresa Tchipia junta-se ao coro de vozes críticas que têm usado as celebrações oficiais como palco para questionar a legitimidade do actual regime e exigir o reconhecimento do papel de Jonas Savimbi na história da independência de Angola.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido