
O empresário e gestor angolano Manuel Arnaldo Sousa Calado, antigo presidente do Conselho de Administração da Endiama e da Sodiam, faleceu esta sexta-feira, na África do Sul, vítima de doença, aos 67 anos de idade.
Nascido a 25 de dezembro de 1958, na província do Cuanza-Norte, Arnaldo Calado formou-se em Economia pela Universidade Agostinho Neto e concluiu várias pós-graduações em universidades da África do Sul, Luxemburgo e Portugal.
Detentor de uma carreira multifacetada, destacou-se como dirigente das principais empresas do setor diamantífero nacional, tendo presidido à Endiama e à Sodiam.
Foi igualmente presidente da Câmara de Comércio Angola-China e desempenhou cargos de relevo nos sectores mineiro e bancário.
No desporto, assumiu funções como vice-presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), no período em que Angola garantiu, pela primeira vez, a qualificação para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2006, na Alemanha.
Durante 12 anos, foi também primeiro vice-presidente do 1.º de Agosto, contribuindo para o crescimento institucional e desportivo do clube militar.
Fora da gestão empresarial e do dirigismo desportivo, Arnaldo Calado cultivou igualmente uma faceta artística, tendo sido compositor e arranjista musical dos conjuntos Anangola e Luanda Ritmos.