Ministério da Educação vai recrutar 6 mil novos funcionários em 2026
Ministério da Educação vai recrutar 6 mil novos funcionários em 2026
luisa grilo

O Ministério da Educação (MED) vai abrir, em 2026, um concurso público para o ingresso de seis mil novos funcionários, anunciou no sábado a ministra Luísa Grilo, durante uma visita de trabalho à cidade de Ndalatando, província do Cuanza Norte.

A governante afirmou que o MED já recebeu autorização do Ministério das Finanças para avançar com o processo e que, neste momento, estão a ser criadas as condições administrativas e logísticas necessárias para a realização do concurso no próximo ano.

Sem detalhar a distribuição das vagas, Luísa Grilo adiantou que uma parte significativa dos novos ingressos será destinada ao reforço do ensino técnico-profissional, área que o Executivo pretende expandir e qualificar, de forma a responder às necessidades do mercado de trabalho.

A ministra deslocou-se ao Instituto Médio Politécnico do Quilómetro 13, infra-estrutura que poderá ser inaugurada ainda este ano, mas cuja entrada em funcionamento depende da ligação à rede pública de energia eléctrica.

Apesar de já estar equipado, com abastecimento de água garantido e instalações concluídas, a escola necessita da montagem urgente dos postos de iluminação. Segundo a ministra, o Governo Provincial do Cuanza Norte está a trabalhar para acelerar esse processo.

Construído numa área de 15 mil metros quadrados, o instituto é composto por 20 salas de aula, laboratórios, biblioteca, ginásio, quadra polidesportiva, internato masculino e feminino, sala de reuniões e área administrativa, estando vocacionado para a formação técnica de nível médio.

Luísa Grilo passou por Ndalatando no regresso a Luanda, depois de uma visita de trabalho à província de Malanje.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido