Estados Unidos classificam Clan del Golfo como organização terrorista estrangeira
Estados Unidos classificam Clan del Golfo como organização terrorista estrangeira
Clã do Golfo

O governo dos Estados Unidos da América anunciou, terça-feira, a designação do Clan del Golfo [Clã do Golfo] como Organização Terrorista Estrangeira (FTO, na sigla em inglês) e como Terrorista Global Especialmente Designado (SDGT), numa medida que reforça a ofensiva de Washington contra cartéis internacionais e organizações criminosas transnacionais.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, através de um comunicado enviado à redacção do Imparcial Press.

Segundo o Departamento de Estado, o Clan del Golfo, com base na Colômbia, é uma organização criminosa violenta e altamente estruturada, com milhares de membros activos.

De acordo com as autoridades norte-americanas, a principal fonte de financiamento do grupo é o tráfico de cocaína, cujas receitas são utilizadas para sustentar actividades armadas e actos de violência.

O comunicado responsabiliza o Clan del Golfo por múltiplos ataques terroristas contra funcionários públicos, forças de segurança, militares e civis em território colombiano.

“Os Estados Unidos continuarão a utilizar todas as ferramentas disponíveis para proteger a nossa nação e travar as campanhas de violência e terror conduzidas por cartéis internacionais e organizações criminosas transnacionais”, refere Marco Rubio, sublinhando o compromisso de Washington em cortar o acesso a financiamento e recursos por parte destes grupos.

A designação agora anunciada foi efectuada ao abrigo da secção 219 da Lei de Imigração e Nacionalidade e do Decreto Executivo 13224, instrumentos legais que permitem a imposição de sanções severas, incluindo o congelamento de activos, restrições financeiras e penalizações criminais para quem prestar apoio material à organização.

Segundo o Departamento de Estado, as designações como Organização Terrorista Estrangeira e Terrorista Global Especialmente Designado entram em vigor após a publicação oficial no Diário Oficial da União dos Estados Unidos.

A medida poderá ter impactos significativos nas operações financeiras e logísticas do Clã do Golfo, bem como reforçar a cooperação internacional no combate ao narcotráfico e ao terrorismo na região.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido