
O antigo avançado da Selecção Nacional de Futebol, Pedro Mantorras, considerou hoje que o afastamento dos Palancas Negras do Campeonato Africano das Nações (CAN), que decorre em Marrocos, resultou essencialmente de opções erradas da equipa técnica.
Em entrevista à Rádio 5, Mantorras afirmou que vários jogadores convocados para a competição não reuniam condições para representar a selecção, alguns por se encontrarem em fim de ciclo e outros por atravessarem um momento de forma pouco favorável, defendendo que poderiam ter sido substituídos por atletas a actuar no Girabola.
“O grande erro está também na atitude e no comportamento de alguns agentes que colocam os seus jogadores na selecção. Isto não é um clube, é a Selecção Nacional de Angola, onde devem jogar os melhores do momento. O meu conselho é que todos reflictam sobre os erros cometidos”, frisou o antigo internacional angolano.
Mantorras defendeu ainda que é chegada a altura de a Selecção Nacional passar a ser orientada por um técnico nacional, por considerar que estes conhecem melhor os jogadores da competição interna, que em muitos casos atravessam melhor fase competitiva do que atletas que actuam na diáspora.
“Temos exemplos claros neste CAN. Os treinadores da Côte d’Ivoire e do Senegal, com o apoio que têm, estão a fazer um bom trabalho. É tempo de mudarmos um pouco”, sublinhou.
Na sua análise, o antigo jogador do Progresso do Sambizanga considerou que há vários aspectos que precisam de ser corrigidos internamente na Federação Angolana de Futebol (FAF), destacando que o ciclo de alguns jogadores já terminou e que, com coragem, devem ser lançados novos valores.
Recordou igualmente que, durante o consulado do seleccionador Pedro Gonçalves, o processo de renovação da selecção esteve em curso, situação que, segundo disse, não se verifica actualmente.
Angola participou neste CAN com o objectivo de superar os quartos-de-final alcançados na edição anterior, mas acabou por ser afastada prematuramente na estreia do técnico francês Patrice Beaumelle.
Na fase de grupos, os Palancas Negras perderam por 2-1 diante da África do Sul, empataram a um golo frente ao Zimbabwe e registaram um empate sem golos diante do Egipto.