
O empresário angolano Getúlio Márcio Quemba, ligado à produção de rícino e girassol na província do Bié, morreu na madrugada desta quinta-feira, vítima de um acidente de viação ocorrido na Estrada Nacional 250, no troço Chinguar-Cuito.
Segundo o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros no Bié, inspector-bombeiro Vasco Chioca, o sinistro caracterizou-se por um despiste seguido de capotamento, registado nas imediações da ponte sobre o rio Cuchi.
Getúlio Márcio Quemba, de 42 anos, seguia na viatura acompanhado por dois funcionários da fazenda de produção agrícola, situada no município do Chinguar.
Os dois ocupantes sobreviveram ao acidente e encontram-se a receber assistência médica e medicamentosa no Hospital Dr. Walter Stranguay, no Cuito, apresentando um quadro clínico estável.
Natural de Luanda, no município de Talatona, o empresário havia realizado, em meados de 2025, um investimento avaliado em cerca de 700 milhões de kwanzas, destinado à produção em larga escala de rícino e girassol, culturas apontadas como alternativas para a obtenção de matérias-primas energéticas capazes de substituir derivados do petróleo.
De acordo com informações apuradas, toda a produção estava já contratualizada por uma empresa petrolífera italiana, considerada a principal incentivadora do projecto agrícola.
As autoridades continuam a apurar as circunstâncias exactas do acidente.