
Henrique Kaniaki foi eleito ontem (sexta-feira, 30 de Dezembro), com 141 votos (dos 383), o “Melhor Jornalista Económico de 2022” pelos membros da Associação de Jornalistas Económicos de Angola (AJECO), soube o Imparcial Press junto de uma fonte fidedigna.
O escriba do jornal “Mercado” foi um dos 13 concorrentes seleccionados para participar num concurso restrito organizado pelos membros da instituição.
A jornalista da Televisão Pública de Angola, Yolanda Manuel, ficou em segundo lugar com 105 votos. Na terceira posição ficou o jornalista Joel Costa, do jornal Expansão, que obteve 42 votos.
A jornalista Jaira Graciel, da Rádio Mais, ficou na quarta posição com 21 votos. A jornalista Custódia Sinela, da Angop, abocanhou o quinto lugar com 18 votos e o jornalista Isaque Lourenço, do jornal de Economia & Finanças, obteve apenas 16 votos.
Segundo a nota de imprensa da AJECO, enviada à redacção do Imparcial Press, o grande vencedor [o jornalista Henrique Kaniaki,] terá direito a um diploma de mérito e um estímulo simbólico a ser atribuído pela direcção da AJECO, numa cerimónia marcada para o mês de Janeiro de 2023, em Luanda, na presença de todos os finalistas e os membros da associação.
“Os finalistas serão também contemplados com uma recordação, além de uma menção honrosa a atribuir a uma figura do Jornalismo Económico, numa forma de homenagem”, lê-se na nota.
De realçar que, a AJECO levou a cabo, de 26 a 30 de Dezembro de 2022, um processo de votação (por via de um link disponibilizado para o efeito) para a escolha do “Jornalista Económico” do ano, uma iniciativa dos seus associados.
Os jornalistas seleccionados – pelos próprios membros da AJECO – a concorrer pelo título são: Mariano Quissola (Grupo Media Nova), Henrique Kaniaki (Jornal Mercado), Neusa e Silva (freelancer), Custódia Sinela (Angop), Armando Sapalo (Jornal de Angola), Joel Costa (jornal Expansão), Isaque Lourenço (jornal Economia & Finanças), Nelson Rodrigues (jornal Expansão), Yolanda Manuel (Televisão Pública de Angola), Jaira Graziel (Rádio Mais), Maurício Vieira Dias (Novo Jornal), Romão Ferreira (Rádio Nacional de Angola) e Kussy Eugénio (TV ZIMBO).
Com a escolha do “Melhor Jornalista Económico de 2022”, de acordo com o informe, a AJECO inicia, assim, uma campanha de mobilização junto das instituições públicas e privadas, com vista a instituir, em 2023, o Prémio Nacional de Jornalismo Económico (PNJEA), que visa incentivar e distinguir a criatividade e a investigação jornalística, bem como promover a qualidade e o mérito no exercício da profissão.
Participam no galardão jornalistas angolanos residentes ou não no país e que tratem matérias de cariz estritamente económicas e que estejam vinculados às empresas públicas ou privadas ou ainda que sejam freelancers.