António Henriques da Silva “apeado” da ZEE Luanda/Bengo
António Henriques da Silva "apeado" da ZEE Luanda/Bengo
A Henriques da Silva ZEE

O presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial Luanda/Bengo-EP, António Henriques da Silva, foi hoje (sexta-feira, 13) exonerado do cargo pelo Presidente da República, João Lourenço, que posteriormente, por decreto, nomeou ao seu lugar Manuel Francisco Pedro.

Segundo uma nota de imprensa da Secretaria de Imprensa da Presidência da República distribuída à imprensa, João Lourenço exonerou igualmente Álvaro da Cunha Cândido Santos do cargo de Administrador Executivo da Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial Luanda/Bengo-EP, tendo nomeado, em sua substituição, Adriano Celso dos Santos Vaz Borja.

A Zona Económica Especial Luanda-Bengo (ZEE) é um espaço fisicamente demarcado que comporta um perímetro com uma área de 4.717,91 hectares, destinado à ocupação industrial, constituindo o maior espaço em Angola para implementação de projectos da indústria.

Comporta também um pólo comercial, projectos habitacionais, serviços e outros investimentos. Uma Zona com bastantes recursos para a dinamização da economia angolana.

A Zona foi criada em 2009, pelo Estado Angolano, e havendo necessidade da sua inclusão na nova estratégia de dinamização local, foi redimensionada através do Decreto Presidencial nº81/21 de 8 de Abril.

Tem como objectivo principal fomentar a produção nacional, atrair investimento privado (nacional e estrangeiro), criar emprego e contribuir para a diversificação da economia.

Os empreendimentos da ZEE abrangem sectores produtivos como lacticínios, massas e outros bens alimentares (incluindo farinha de trigo, farinha de sêmola, salsichas, bolachas e charcutaria), detergentes, vestuário, utensílios plásticos, central termo-eléctrica e dispositivos eléctricos, siderurgia, materiais de construção e exploração de centros de inspecção automóvel.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido