
Uma possível “ruptura da tubagem as redes de distribuição de água do edifício vizinho, que contribuiu para a perda de capacidade de suporte do solo de fundação” pode estar na causa do desabamento na madrugada deste sábado, do prédio 41, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, de acordo com o proprietário do edifício (FUNDINVESTE).
O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, esteve hoje no local para receber explicações sobre desabamento do edifício.
No local, o general Francisco Furtado baixou orientações para a realização de conferência de imprensa sobre o assunto de duas em duas horas.
Quem também esta acompanhar de perto os trabalhos dos bombeiros é o governador da província de Luanda, Manuel Homem, que promete se pronunciar a qualquer instante sobre o desabamento do prédio.
Manuel Homem está desde às 3 horas da manhã deste sábado, a acompanhar de perto a remoção dos escombros do edifício que desabou, sem causar vítimas mortais, até ao momento.
Até ao momento, as autoridades negam a existência de vítimas mortais, apesar de vários relatos de moradores vizinhos. No local, continuam os trabalhos de remoção dos escombros e, igualmente, os trabalhos de reconfirmação dos danos.
Eis o comunicado na íntegra:
Por volta das 2 horas de hoje ruiu o edifício de 6 pisos sito na Av. Comandante Valódia, n.ºs 76 e 78, em Luanda, da propriedade deste Fundo.
De acordo com os factos até agora apurados, não existiram quaisquer vítimas mortais ou ferimentos, uma vez que o edifício foi evacuado a tempo com o devido acompanhamento das autoridades competentes.
A causa foi possivelmente uma “ruptura da tubagem as redes de distribuição de água do edifício vizinho, que contribuiu para a “perda de capacidade de suporte do solo de fundação”, de acordo com um relatório do Laboratório de Engenharia de Angola.
Os moradores, na sua totalidade inquilinos, já foram temporariamente realojados.
Este Fundo encontra-se a trabalhar activamente para obter mais informações sobre o sucedido e as suas causas e para agir em conformidade com os mesmos.