Director do Museu do Dundo detido pelo SIC – Alguém roubo a máscara “Mwana Pwo”
Director do Museu do Dundo detido pelo SIC - Alguém roubo a máscara "Mwana Pwo"
mwana po

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve hoje, quarta-feira, 26, o director-geral do Museu Regional do Dundo, Ilunga André, na província da Lunda-Norte, na sua residência, por estar alegadamente envolvido no desaparecimento da máscara feminina, Mwana Pwo, uma das mais valiosas peças do acervo daquela instituição.

Após o desaparecimento da máscara feminina, nem o SIC, nem o advogado do acusado, nem os funcionários do museu aceitaram prestar declarações à imprensa, uma vez que ainda decorre a investigação.

Mwana Pwo é uma peça que consta de um conjunto de oito artefactos que tinham sido ilicitamente exportados para a Europa, na década de 1990, mas que foram recuperadas pela Fundação Sindika Dokolo, a partir do Reino da Bélgica, tendo sido devolvidas ao Museu Regional do Dundo, em 2019, através do Ministério da Cultura e Turismo.

Fontes contactadas explicaram ainda que o artefacto desapareceu há quatro dias, depois do falecimento de um funcionário daquela instituição, que era o responsável pelas chaves da área onde se encontrava guardado o material e onde também fica o cofre onde ficam depositados diamantes destinados para uma exposição especial.

Com um acervo etnográfico de maior dimensão científica, cultural e histórica, o facto de ter à sua guarda colecções de Etnografia, Arqueológicas e de Biologia Natural faz com que o Museu Regional do Dundo ostente um estatuto multidisciplinar, incluindo pela influência na preservação e na divulgação dos costumes das comunidades etnolinguísticas Lunda e Cokwe.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido