Presidente da República culpa “sistema” de governação de José Eduardo dos Santos pela corrupção no país 
Presidente da República culpa "sistema" de governação de José Eduardo dos Santos pela corrupção no país 
Jl e JES

Em entrevista ao Canal France24, a partir de Londres, o Presidente da República, João Lourenço, revelou que o “sistema” de governação do finado ex-Presidente José Eduardo dos Santos era um promotor da corrupção que destruiu o tecido sócio-económico de Angola.

Segundo o Chefe de Estado, o actual regime é de combate à corrupção. “Nós combatemos aquilo que era considerado normal na altura”, disse, acrescentando que o regime de José Eduardo dos Santos nunca combateu a corrupção.

“A corrupção só está a ser combatida agora no meu mandato”, garantiu, ironicamente, João Lourenço, o último ministro da Defesa Nacional no regime de José Eduardo dos Santos.

“Os órgãos de justiça nunca tiveram tanto trabalho a tratar deste tipo de crime específico (…) e nunca se dedicaram tanto a tratar de casos de combate à corrupção como agora no meu mandato”, frisou.

O Presidente da República negou ainda que o novo regime seja a uma continuidade do regime de José Eduardo dos Santos no que toca à corrupção. “O novo sistema combate à corrupção, o antes era promover a corrupção”, assegurou.

Sobre o processo-crime que pesa contra Isabel dos Santos, João Lourenço deixou claro que “nada mudou” e que o assunto está entregue à Interpol. “Nós temos fé que a Interpol vai cumprir o papel que lhe compete e nós não queremos, em princípio, interferir”, observou, negando que seja uma perseguição.

“Ela tem contas a ajustar perante a Justiça e é com a Justiça que ela se deve defender e não na comunicação social”, reforçou, socorrendo-se de um velho adágio popular, “costuma-se dizer que quem não deve não teme”.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido