
Faleceu ontem, sábado, 20, em Lisboa, aos 85 anos, o irmão do finado primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, que respondia pelo nome de José Agostinho Neto, carinhosamente tratado por “Tio Loló”, vítima de doença.
Segundo um informe enviada hoje (domingo, 21) à redacção do Imparcial Press, o Ministério das Relações Exteriores, que anunciou o infortúnio, expressa “profunda tristeza e elevada compaixão” e manifesta os seus sentidos pêsames à família.
Leia a nota na íntegra:
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
O Ministério das Relações Exteriores tem o doloroso dever de comunicar o falecimento do Embaixador
JOSÉ AGOSTINHO NETO, ocorrido na manhã deste sábado, 20 de Maio de 2023, em Lisboa, vítima de doença, aos 85 anos de idade.
“TIO LOLÓ”, como era carinhosamente conhecido, é irmão mais novo do DR. ANTÓNIO AGOSTINHO NETO, primeiro Presidente da República de Angola.
Foi Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na República do Congo, República Unida da Tanzânia e na República do Botswana.
Militante assíduo do MPLA, o Embaixador JOSÉ AGOSTINHO NETO foi também quadro do Banco de Poupança e Crédito (BPC) e Administrador Não Executivo da Fundação António Agostinho Neto (FAAA), onde cuidava o legado do Fundador da Nação angolana, seu irmão mais velho.
Neste momento de dor e luto, endereço, em nome da Direcção do Ministério das Relações Exteriores, de toda a classe diplomática e dos demais funcionários, e à Família enlutada, os mais profundos sentimentos de pesar.
Que a Sua alma descanse em paz.
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, em Luanda, aos 21 de Maio de 2023