
A segurança cibernética pode desempenhar um papel importante no combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, uma vez que uma boa parte dos esquemas desta natureza envolve o uso de tecnologias digitais e transações financeiras online.
Ao implementar medidas de segurança cibernética, as instituições financeiras podem impedir o acesso não autorizado aos sistemas e dados, ajudando na identificação e prevenção estas atividades.
Devido a várias técnicas e ferramentas de ponta usadas no mundo do crime digital, estes actores podem invadir contas bancárias ou outros sistemas financeiros para furto de valores monetários ou branquear fundos ilícitos.
Ao implementar medidas robustas de segurança cibernética, como sistemas de detecção e prevenção de intrusão, criptografia, forense digital e outras, as instituições financeiras estarão em condições para evitar esses tipos de ameaças e desta forma proteger contas e dados de seus clientes.
Ao analisar grandes quantidades de dados financeiros e usar algoritmos de aprendizado de máquina (machine learning), as instituições financeiras podem identificar padrões e anomalias que indicam actividades fraudulentas ou ilegais.
Estas ferramentas também podem ajudar a prevenir o branqueamento de capitais e outros crimes financeiros, e desta forma fortalecer a integridade do sistema financeiro.
A cibersegurança facilita o compartilhamento de informações entre várias instituições: financeiras, policia nacional, tribunais e outras partes interessadas. Este compartilhamento auxilia na identificação padrões e tendências ocultas neste tipo de actividade ilicitas, permitindo a prevenção e detecção eficazes.
A cibersegurança pode fortificar as instituições financeiras a cumprirem com os requisitos regulamentares relacionados ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo, dando garantias de que as instituições financeiras estejam a seguir as medidas apropriadas para evitar essas atividades.
A segurança cibernética é um parceiro fiel na identificação e gestão de riscos associados à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Ao aplicar-se medidas de gestão de risco evitar-se-á perdas financeiras e danos à reputação, além de melhorar a conformidade e os relatórios regulatórios.
No geral, embora a segurança cibernética não seja uma bala de prata para combater tais actos, é importante dizer que tem sido uma ferramenta importante na prevenção e detecção de crimes financeiros.
*Mestre em Segurança Cibernética
Hacker Etico – EC-Council
Certified Information Security Manager – ISACA
Certified Information Systems Security Professional – ISC2