
Já em final de contrato, Dabanda, o melhor marcador da história do Bravos do Maquis, com 32 golos, está de saída da agremiação, após cumprir sete temporadas na equipa que o formou.
Felisberto Dala “Dabanda”, de 29 anos de idade, foi promovido à senior, em 2017, pelo técnico Zeca Amaral, no quadro do processo de rejuvenescimento da única formação do Moxico no Girabola.
Ao serviço do FC Bravos do Maquis, Dabanda, que se estreou contra o Progresso da Lunda Sul, apontou 32 golos, em 132 jogos, tendo efectuado 44 assistências nas competições domésticas na Taça da Confederaçao Africana (Taça CAF).
O camisola “17” é um exímio velocista e ramatador, e, actuando como extremo direito, chegou à histórica marca de 27 tentos no Girabola, quatro (04), na Taça de Angola e um (01) nas competições sob égide da Confederação Africana de Futebol (CAF), no empate (1-1) diante do Étoile da República do Congo.
Morador do bairro Aço, arredores do Luena, Dabanda estabeleceu um novo record no clube, até então detido por Chico (26 golos), seguido de Chole (23).
Só os avançados Chico e Chole, este último “activo” das camadas de formação, chegaram a “arranhar os calcanhares” da marca dos golos concretizados, com 26 e 23, respectivamente.
Com a camisola Azul e Branco, do FC Bravos dos Maquis, Dabanda é o atleta com maior número de jogos realizados da história do clube, participando em 132 ocasiões.
Questionado sobre o seu possível destino, Dabanda negou avançar pormenores, entretanto, disse que recebeu solicitações de vários clubes.
Essa informação foi, igualmente, confirmada pelo vice-presidente da agremiação, José Barraca Dembo, que não adiantou os motivos que impossibilitaram a renovação do jogador para a próxima época.
“Namoro” com o Petro
Os alegados contactos e interesse que o Petro de Luanda terá manifestado pelo jogador, até então “capitão” dos maquisardes, ao longo da presente temporada, terá sido o “balde de água fria”, motivando o seu afastamento do grupo, não tendo participado em nenhuma partida da segunda volta do Campeonato Nacional de Futebol Girabola 2023/22.
Na altura, em declarações à ANGOP, o atleta disse que “fui contactado por dirigentes do Petro de Luanda e outros grandes do futebol angolano, mas não assinei nenhum contrato, como se diz à boca pequena”, reagindo a informações, na altura, de que estaria a caminho do bicampeão nacional.
Dos 32 golos marcados ao serviço do Bravos do Maquis, actual sexto classificado do Girabola 2022/23 (39 pontos), oito tentos foram apontados na época 2020/21, em 29 jogos, sendo essa a sua melhor época de sempre nos maquisardes.
in Angop