Deputados da 7ª Comissão sugerem verbas para IAJ – CNJ não pode comer sozinho
Deputados da 7ª Comissão sugerem verbas para IAJ - CNJ não pode comer sozinho
deputados 7

Os deputados da 7ª Comissão da Assembleia Nacional admitiram a necessidade de uma dotação financeira para o Instituto Angolano da Juventude (IAJ), para implementação dos vários projectos de utilidade pública.

Em declarações à imprensa, após visitar a sede do Ministério da Juventude e Desportos, o presidente da referida comissão, Conceição João Faria Paulo, considerou injusto o facto deste órgão, a julgar pela sua utilidade nacional, ter dificuldades de recursos humanos e cabimentação orçamental própria.

Disse haver aqui a necessidade de se repensar a orgânica de vários órgãos estratégicos tal como o IAJ, quando em contrapartida outros, como o Conselho Nacional da Juventude, têm uma dotação de 144 697 688,00 kwanzas.

Ao ver deste grupo, não é justo que IAJ esteja desprovido, apesar da carga de projecto de grande utilidade pública que tem estado a desenvolver pelas 18 províncias e a CNJ ter a disponibilidade.

Apelou para necessidade e urgência não só da Assembleia Nacional, mas também do Executivo, de repensar as suas prioridades.

Sugeriu que o foco deveria ser o Instituto Angolano da Juventude, criado em 2014, devendo ser satisfeito com o capital humano, materiais e com uma expansão maior pelo território nacional, dado os projectos que tem vindo a desenvolver.

Durante a jornada, os deputados se inteiraram também sobre os níveis de execução das actividades que o Ministério da Juventude e Desportos tem estado a desenvolver, de acordo com o seu orçamento.

Neste quesito, informou que o MINJUD enfrenta desafios como enquadramento da camada juvenil no mercado de trabalho, massificação do desporto e reabilitação de infra-estruturas estratégicas, mas, infelizmente, não tem disponibilidade financeira necessária.

Por sua vez, a ministra da Juventude e Desporto, Palmira Barbosa, acrescentou ter sido um encontro profícuo, na medida em que foi possível obter novas orientações e sugestões para cada vez mais servir melhor a juventude e o desporto nacional.

in Angop

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido