
O Presidente da República, João Lourenço, que efectua desde ontem, quinta-feira, uma visita de Estado ao Botswana, informou esta sexta-feira, 21, em Gaborone, que Angola vai receber do Botswana 80 mil elefantes para o repovoamento dos parques nacionais, enquanto a população morre à fome devido a crise económica provocada pelo seu governo.
Segundo o Chefe de Estado, que falava no início das conversações oficiais entre delegações dos dois países, os animais serão alojados, especialmente, nos parques do leste de Angola.
O Presidente João Lourenço entende ser necessário trabalhar juntos na preparação dos corredores de transferência dos animais do norte do Botswana para os parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luina, ambos na província do Cuando Cubango.
“Com elefantes nos parques, acreditamos que a atracção de turistas estará garantida”, afirmou João Lourenço, lembrando que o Botswana tem um programa de conservação da natureza, no quadro da Área Transfronteiriça de Conservação do Kavango- Zambeze (ATFC-KAZA).
O projecto KAZA, designado Okavambo-Zambeze, está a ser implementado por cinco Estados, além de Angola, temos o Botswana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe.
Referiu que Angola é um país signatário, mas não ratificou ainda o acordo. “Faremos isto em breve”, enfatizou.
O Presidente da República afirmou que o país vai começar a explorar os parques e reservas naturais que dispõe, particularmente nesta área da conservação do KAZA, nas províncias do Cuando Cubango, Moxico e Bié, onde estão os parques de reservas naturais do Luiana, Mavinga e da Cameia.
João Lourenço aproveitou a oportunidade para afirmar que a visita servirá para consolidar a cooperação nos domínios da economia, a troca de ponto de vista da situação política, de paz e segurança, não apenas na região da SADC, de uma forma geral do continente e do mundo.
in Angop