
O Tribunal de Comarca de Mbanza Kongo, na província do Zaire, condenou, na segunda-feira última, dois inspectores-chefes do Serviço de Investigação Criminal (SIC), a sete meses de prisão efectiva, por contrabando de combustível.
Trata-se dos inspectores-chefes Cílio Manuel e Pedro José Atanásio, chefe das operações do departamento municipal de Mbanza Kongo do SIC e investigador criminal do departamento provincial deste órgão, respectivamente.
De acordo com a sentença lida pelo juiz de direito Felisberto Kapunje, os traficantes foram detidos na localidade de Mbanza Mpango, na estrada de acesso à fronteira do Luvo, município de Mbanza Kongo, quando escoltavam uma viatura carregada de 17 mil e 500 litros de gasóleo com destino a República Democrática do Congo.
“Enquanto cúmplices do crime de contrabando de exportação, este tribunal decide condena-los na pena efectiva de sete meses de prisão efectiva”, referiu o magistrado.
Os co-arguidos foram ainda condenados a pagar 300 mil kwanzas cada de taxa de justiça.
UNITA quer “tolerância zero” no combate ao contrabando de combustível
A UNITA, na província do Zaire, sugeriu hoje, quarta-feira, às autoridades competentes a decretar medidas tendentes a reverter o fenómeno do contrabando de combustível para a República Democrática do Congo (RDC).
De acordo com o secretário provincial do partido do galo negro, Pedro Francisco Tanda, o contrabando de combustível está a concorrer na delapidação da economia nacional, pelo facto de o preço do combustível no país estar ainda sob subvenção por parte do Estado.
O político, que discursava no acto de abertura da 1ª reunião ordinária do seu partido na região, afirmou que a UNITA defende trabalho minucioso para que sejam identificados os principais mentores deste fenómeno para que sejam exemplarmente punidos nos termos da lei.
Disse ser pretensão do partido continuar a implementar acções tendentes à fiscalização da produção do petróleo na região, tendo como foco a defesa na geração de mais postos de trabalho e promoção da igualdade de oportunidades para os jovens.
Apelou à conjugação de esforços de todas as forças vivas da província para que se continue a trabalhar para a resolução dos inúmeros problemas que ainda afligem a população local.
A reunião, que está a debater a vida interna do partido, social e económica da província do Zaire, decorre sob o lema “UNITA proximidade, modernização e crescimento”.
O encontro conta com a presença do membro do grupo de acompanhamento deste partido à província do Zaire, Silvestre Gabriel Samy.