
O chefe de Departamento Municipal do Serviço de Investigação Criminal (SIC) de Malanje, Yuri António de Melo, foi detido no domingo (5), por alegado homicídio qualificado com recursos à arma de fogo, em que foi vítima um técnico de saúde, de 35 anos de idade, que em vida atendia pelo nome de Emanuel Francisco Ganga “Bebucho”.
Segundo testemunhas, na madrugada de sexta-feira, 02, o malogrado e o homicida, que também é arbitro federado, encontravam-se a conviver em frente a uma roulloute (Angola Jovem), no centro da cidade de Malanje, rua António Enes, quando, sem causa aparente, o oficial do SIC, que parecia estar embriagado, sacou a pistola e disparou a queima-roupa contra o malogrado, que conheceu morte imediata.
O processo-crime está registado no SIC sob nº 4772/22 e foi apreendida a pistola de marca “Jericho” usada para o cometimento do crime.
Em sede da acção penal, o Ministério Público junto do SIC recepcionou e actuou o processo, tendo-o registado sob nº 50157/2022 MJE, e constituiu arguido o detido.
O mesmo foi interrogado na segunda-feira, 05, dia em que a vítima foi enterrada e foi-lhe aplicada a medida de coacção pessoal de prisão preventiva, por fortes índices da prática do crime de homicídio qualificado em razão dos meios.
De acordo com o documento, a detenção constitui uma medida de coação pessoal aplicada após o primeiro interrogatório, cujo processo encontra-se em instrução preparatória e posteriormente será introduzido em juízo.
O caso tornou-se viral nas redes sociais e está a ser alvo de repúdio por parte da sociedade malanjina. A vítima foi a enterrar na segunda-feira (5).
Com/NMC