
Angola e a Côte d’Ivoire assinaram esta terça-feira, em Luanda, um acordo de cooperação no domínio da aviação civil, que estabelece o quadro jurídico para a exploração de voos comerciais directos entre os dois países, com o início das operações previsto já para Agosto de 2025.
O memorando foi rubricado pelo ministro dos Transportes de Angola, Ricardo d’Abreu, e pelo ministro do Comércio da Côte d’Ivoire, Souleymane Diarrassoiba, na presença do ministro das Relações Exteriores, Téte António, e do primeiro-ministro ivoirense, Robert Beugré Mambé.
O acordo visa reforçar as relações económicas, diplomáticas e de integração regional, e surge no contexto do compromisso conjunto com o Mercado Único de Transporte Aéreo Africano (SAATM), uma iniciativa da União Africana que promove a liberalização do espaço aéreo entre os Estados-membros.
Para o ministro Ricardo d’Abreu, este é “um passo claro e pragmático rumo à concretização dos objectivos continentais em matéria de conectividade aérea e facilitação do comércio intra-africano”.
“Contamos dar início à implementação do acordo com a abertura da rota entre o novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, e a cidade de Abidjan, ainda no mês de Agosto de 2025”, adiantou o governante, sublinhando a importância da cooperação institucional com as autoridades ivoirenses.
Por seu lado, Souleymane Diarrassoiba sublinhou que o entendimento reflecte a vontade política dos Presidentes de ambos os países em fortalecer uma cooperação dinâmica e mutuamente benéfica, especialmente nos domínios económico e diplomático.
“A abertura desta rota simboliza o início de uma nova fase nas nossas relações bilaterais, e abre caminho a novas oportunidades para o sector privado, impulsionando investimentos e parcerias estratégicas entre Angola e a Côte d’Ivoire”, declarou o ministro.
A cerimónia foi considerada um marco nas relações entre os dois países, que têm vindo a intensificar a cooperação nos últimos anos com a assinatura de diversos instrumentos jurídicos nos sectores político, económico, tecnológico, cultural e comercial.
No futuro, Angola e a Côte d’Ivoire pretendem ainda aprofundar a colaboração nos sectores da agricultura – com foco no café, cacau e óleo de palma –, turismo, transportes e cultura, contribuindo para uma maior integração económica a nível continental.