
Com a vitória decidida no último segundo, o Petro de Luanda venceu o Al Alhy do Egipto, por 91-90, em jogo da quinta e última jornada da fase preliminar da Liga Africana de Basquetebol (BAL-sigla em inglês ).
O extremo Gerson Gonçalves “Lukeny” decidiu o jogo no limite do apito final, num lance validado apenas após consulta ao vídeo-árbitro quando a partida registava vantagem dos egípcios de 90-88, a quatro segundos para o fim.
Lançamento falhado de Jone Pedro, na emenda, Lukeny garantiu os dois pontos mais importantes da partida, mantendo a invencibilidade da formação angolana na prova.
A vitória permite aos angolanos ficarem na primeira posição, com 10 pontos, sendo cabeça de série na fase final da prova, a decorrer no Rwanda, de 21 a 28 do corrente.
No desafio, o campeão angolano teve um início demolidor, liderado pelo capitão Carlos Morais, que foi preponderante na vitória do primeiro quarto (26-18).
No segundo quarto, o Petro manteve o ritmo de jogo e chegou a criar o maior fosso no placar com vantagem de 34-21.
A melhoria significativa do Al Ahly trouxe pressão ao seu oponente, que acabou por sair ao intervalo com vantagem de 50-44.
Os angolanos tentaram ajustar o seu jogo, mas os anfitriões estiveram bem melhor e o placar registou três empates 50-50; 53-53, 55-55.
A gestão dos jogadores com mais faltas fez com que os “tricolores” conseguissem conservar a vantagem no terceiro quarto em 71-69.
No último quarto, Gerson Domingos foi uma das unidades em destaque. Com três triplos consecutivos galvanizou a equipa já numa altura de claro equilíbrio.
Num ápice, os donos da casa passaram para frente do marcador 88-86, com os nervos visíveis de ambos os lados.
Carlos Morais, com 34 pontos, foi o melhor cestinha da partida. O capitão teve ainda seis ressaltos e duas assistências.
in Angop