
O presidente do Conselho da Administração do “Grupo Orquídea” acusa o Governo Provincial do Bié de manifestar a intenção de silenciar a Rádio Cuquema e os jornalistas que trabalham naquela emissora, localizada na cidade Kuito, por abordar assuntos políticos nos seus programas.
Fontes do Governo Provincial do Bié avançam que, a Rádio Cuquema, nos últimos tempos, tem estado a levantar assuntos que mexem com a estrutura do regime, em particular com o governo de Pereira Alfredo, trazendo ao público escândalos de corrupção em que estão envolvidos membros do seu executivo.
Falando a Rádio Angola, Sandro Miguel avançou que não faz sentido rumores de um grupo de indivíduos devidamente organizados imbuídos de má-fé, que nos últimos tempos, tem estado a criar informações que visam encerrar a Rádio Cuquema de cariz comercial e generalista, que emite na 93.1 em FM, há três anos.
“O assunto não é novo e digo que a rádio trata de assuntos generalistas ao mesmo tempo comercial e é perseguida desde 2019”, disse.
O empresário explica que o seu órgão de difusão massiva só divulga assuntos de maior relevância, principalmente que envolvem escândalos de corrupção de altas figuras da província.
Sandro Miguel tranquiliza os ouvintes da referida rádio e alertou que os profissionais vão continuar a trabalhar para o bem da cidadania e do país. “A rádio não vai parar e vamos continuar a lutar para o bem do povo biéno e dos angolanos em geral sobre esses e outros assuntos”, concluiu.
Contactado pela Rádio Angola, a directora Provincial da Comunicação Social, Fernanda Pessela, disse que se trata de uma acusação infundada. “Procurem saber da própria Rádio Cuquema da acusação ora levantada”, rebateu.
Por sua vez, o secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), Teixeira Cândido, diz que o Governo Provincial não tem legitimidade para encerrar uma estação como é o caso da Cuquema.
“A rádio comercial está autorizada divulgar conteúdos diversos dentre os quais políticos e deve fiscalizar a gestão da coisa pública e não deve ser impedida”, disse.
A Rádio Cuquema 93.1 emite o sinal desde o dia 14 de Dezembro de 2019 e foi inaugurada pelo então ministro da Comunicação Social, Nuno Albino Caldas “Carnaval”, actual secretário de Estado da Comunicação Social, no dia 21 de Janeiro de 2020.
Actualmente é dirigida pelo antigo jornalista da Rádio Despertar, Horibio Fernando Henjengo, que ocupa o cargo de director-geral da emissora.
in Club-K