Cacuaco: Comandante da Esquadra 22 de Janeiro detido por cobrar 50 mil Kzs para soltura um detido
Cacuaco: Comandante da Esquadra 22 de Janeiro detido por cobrar 50 mil Kzs para soltura um detido
agressao policial

O Comandante da Esquadra 22 de Janeiro, situada no bairro Mayombe, município de Cacuaco, em Luanda, identificado por Pedro Afonso, de 50 anos, que ostenta a patente de sub-inspector, foi detido por efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC), depois de cobrar 50 mil kwanzas para soltura de um cidadão.

A operação foi desencadeada na tarde desta terça-feira, 27, depois de um cidadão ter accionado o call center da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), dando conta que o comandante da polícia da referida esquadra estava a cobrar 50 mil kwanzas para soltura de um cidadão que estava detido há cerca de duas semanas, nas celas naquela unidade de polícia, identificado como Frederico Gabriel Sambagel, de 20 anos de idade.

Para aferir a veracidade da denúncia, a Brigada Externa da Inspecção Geral de Administração do Estado (IGAE), acompanhados por efectivos do SIC, se deslocaram a referida esquadra, e flagraram o Comandante a receber 39 mil kwanzas, da negociação estabelecida inicialmente em 50 mil kwanzas.

Segundo a IGAE, não obstante o estado de saúde do detido, que já era débil, o comandante, só depois de receber os valores, orientou 2º sub-chefe Guerra Manuel Corindo a abrir a cela e soltar o detido.

Instado, o intendente Júlio Hernani de Oliveira, 2º Comandante em exercício do Comando Municipal de Cacuaco, disse que o acto é contrário às instruções e princípios da Polícia Nacional.

Motivo pelo qual, será instaurados os competentes processos disciplinares, com vista a sua responsabilização em conformidade o Decreto Presidencial n.º 38/14, de 19 de Fevereiro (Sobre o regime disciplinar da Polícia Nacional).

Diante dos factos, o valor em causa foi apreendido como prova, os infractores em razão da competência material, foram entregues ao SIC, a fim de serem presentes ao Tribunal de Comarca de Cacuaco para serem submetidos a julgamento sumário.

in Na Mira do Crime

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido