Carlos Yoba assume a direcção da Universidade Independente de Angola
Carlos Yoba assume a direcção da Universidade Independente de Angola
Yoba unia

O antigo reitor da Universidade Lueji A’Nkonde (ULAN), Carlos Yoba, foi oficialmente empossado ontem, sexta-feira, dia 28, em Luanda, pelo patrono da Universidade Independente de Angola (UNIA), Elias Chimuco, como novo reitor da instituição para os próximos anos.

Na mesma cerimónia, assumiram seus cargos a vice-reitora para Assuntos Acadêmicos e Vida Estudantil, Carla Barbosa, e o vice-reitor para Assuntos Científicos e Pós-Graduação, Jesus Baptista.

No ano passado, a Fundação Piedoso, liderada pelo empresário Elias Chimuco, adquiriu 100% das acções da Universidade Independente de Angola, de António Burity da Silva, único proprietário da instituição de ensino superior, por um montante de 10 milhões de euros.

A sua reinauguração ocorreu em Dezembro último, com a presença do ex-Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que proferiu duas aulas magnas, abordando o tema “Universidade e Sociedade: Um Olhar Particular sobre Cabo Verde”, além de assinar acordos de cooperação e parceria entre a Fundação Piedoso e a Universidade Zumbi dos Palmares, no Brasil.

Ao discursar durante a cerimónia de posse, o patrono da UNIA, Elias Chimuco, enfatizou os desafios e incentivou uma colaboração estreita e eficaz entre os quadros da instituição de ensino superior.

“Pretendemos transformar a universidade em um centro de excelência aberto ao mundo e à inovação, responsável e inclusivo, com a participação ativa de toda a comunidade acadêmica e o engajamento da sociedade em geral”, destacou.

Por sua vez, o novo reitor da UNIA, Carlos Yoba, reconheceu os desafios à sua frente, destacando a prioridade de alinhar os objetivos da universidade com as necessidades do país e da própria instituição.

“Nossa meta imediata é reintroduzir os cursos de mestrado, com planos futuros de lançamento de programas de doutoramento, além de assegurar o funcionamento pleno de todas as faculdades”, afirmou o acadêmico em entrevista à imprensa.

A cerimónia de posse contou com a presença de dirigentes de universidades, institutos e academias públicas e privadas sediadas na província de Luanda, bem como de docentes universitários e membros da Associação das Instituições do Ensino Superior Privadas de Angola, entre outras autoridades e personalidades.

Siga-nos
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido