CNJ abre ano associativo juvenil 2025
CNJ abre ano associativo juvenil 2025
cnj5

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) realizou, na quarta-feira, 19, a cerimónia de abertura do Ano Associativo Juvenil 2025, na província de Luanda.

O evento, que decorreu no anfiteatro do CEFOJOR, contou com a presença de aproximadamente 250 líderes de organizações juvenis e foi presidido pelo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade.

Durante a sua intervenção, o ministro Rui Falcão reafirmou o compromisso do Executivo com a juventude angolana, destacando que o Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) continuará a apoiar as iniciativas do CNJ, liderado por Isaías Kalunga.

O governante sublinhou que os jovens são uma prioridade para o Governo, sendo essencial investir na capacitação, formação, ensino, empreendedorismo e criação de emprego, entre outras áreas fundamentais para o desenvolvimento do país.

Por sua vez, Isaías Kalunga, líder do CNJ, agradeceu o apoio do MINJUD e defendeu um maior envolvimento do Presidente da República, João Lourenço, na materialização das aspirações da juventude.

Um dos compromissos anunciados pelo CNJ para o próximo ano lectivo é o enquadramento de 50 mil jovens em bolsas de estudo, algumas totalmente gratuitas e outras comparticipadas.

Além disso, Kalunga desafiou promotores de universidades e institutos superiores a expandirem as suas instituições para as novas províncias, reduzindo assim a fuga de quadros para outras regiões do país.

O líder juvenil garantiu que o CNJ continuará a advogar pela melhoria das condições de vida dos jovens, com enfoque na formação técnico-profissional, acesso ao emprego, habitação e terrenos para autoconstrução em bairros sociais da juventude, bem como na facilitação de linhas de crédito para fomentar o empreendedorismo juvenil.

Parceria com o CEFOJOR

No âmbito da formação, o director-geral do CEFOJOR, Ikuma Bamba, exortou os jovens a aproveitarem as bolsas de estudo disponíveis, salientando que a educação e qualificação profissional são essenciais para a construção de um futuro promissor.

Foi ainda anunciado que o protocolo entre o CNJ e o CEFOJOR prevê um desconto de 50% nas propinas para os cursos abrangidos pela parceria, com a meta de atender 500 jovens nos primeiros seis meses e expandir o programa ao longo do tempo.

Contra a cólera

Isaías Kalunga também destacou o engajamento do CNJ e das suas estruturas intermédias na mobilização das organizações juvenis para campanhas de prevenção contra a cólera, que tem afectado várias comunidades.

A cerimónia de abertura do Ano Associativo Juvenil 2025 contou ainda com a presença do director-geral do Instituto Angolano da Juventude, Joaquim Caiombo, do vice-presidente do CNJ, de altos quadros do MINJUD e de líderes de diversas organizações juvenis.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido