
O escritor e historiador angolano Miguel Júnior, foi na sexta-feira, 27, em Luanda, homenageado pela livraria e editora Mayamba no quadro do seu programa de reconhecimento dos fazedores da literatura denominado por “Autor do Mês”
Em declarações à imprensa, o fundador da editora, Arlindo Isabel, considerou Miguel Júnior um autor cujas contribuições no campo da reflexão sobre a guerra e a história militar são de grande relevância para compreender a história de Angola.
Disse ser dos estudiosos do país mais bem referenciados a nível nacional e internacional em relacção aos estudos militares em Angola e por ser o primeiro escritor da editora.
Referenciou que a cerimónia visa colocar em evidência os seus trabalhos e méritos, bem como chamar atenção da sociedade para a importância da história militar de Angola, por ser parte da memória geral do país.
Por sua vez, o homenageado Miguel Júnior disse que a iniciativa da editora surge pelo facto das suas obras serem procuradas e objectos de atenção, consultas e comentários no web site da Mayamba.
Apontou como sendo um momento que o obriga a trabalhar, melhorar, esforçar-se mais e a concluir projectos em carteira ou a iniciar outros, porque o que tem vindo a fazer é objecto de valorização e está sujeito a crítica dos leitores e público em geral.
Miguel Júnior é Tenente-General das Forças Armadas Angolanas, tendo desempenhado várias funções, sendo actualmente comandante do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM), professor de História Militar e de Pensamento Estratégico.
É licenciado em História Científica pela Universidade Aberta de Portugal, Mestre em História Militar pela Academia Militar de Portugal e Universidade dos Açores, PhD em História e Gestão Estratégica e pós-doutorado em Estudos Humanos pela Universidade Atlântica Internacional.
Sobre o projecto
O projecto mensal “Autor do Mês”, teve o seu início em 2021 com o escritor Manuel Rui Monteiro, que visa homenagear os seus autores pelo trabalho de investigação ou literário e pô-los em contacto com os leitores.
in Angop