Conselho de Arbitragem sanciona 12 árbitros e suspende assistente por condutas irregulares no Girabola
Conselho de Arbitragem sanciona 12 árbitros e suspende assistente por condutas irregulares no Girabola
arbitros

O Conselho Central de Arbitragem da Federação Angolana de Futebol (CCAFAF) aplicou, recentemente, sanções a 12 árbitros e suspendeu um árbitro assistente, na sequência de condutas indecorosas registadas durante partidas do Girabola 2024-2025.

A informação foi avançada pelo presidente do CCAFAF, Hélder Martins, durante uma conferência de imprensa realizada na última sexta-feira, no âmbito dos primeiros 100 dias de gestão de Alves Simões à frente da Federação Angolana de Futebol (FAF).

Dos árbitros penalizados, seis foram despromovidos da Primeira Divisão para a Segundona. São eles: Luciano António, Cardoso Costa, Dongala Mendes, Luís Chahua, João Bastos e Manuel Catumbela. Os restantes seis deixam de integrar o grupo de trabalho da presente época.

O árbitro assistente António Pitra foi suspenso por cinco jogos, após ter invalidado de forma irregular um golo legítimo ao Petro de Luanda, apontado por Julinho, na 22.ª jornada frente ao Kabuscorp do Palanca.

Para além da suspensão, o assistente deverá frequentar um programa de reavaliação técnica, com foco na interpretação da Lei 11 – Fora de Jogo.

Segundo Hélder Martins, o órgão tem adoptado maior rigor na avaliação do desempenho dos árbitros, especialmente nas competições da principal liga nacional, o que tem resultado em sanções sempre que se verificam falhas graves.

Como parte das medidas de controlo e garantia da integridade desportiva, o CCAFAF selecionou um grupo restrito de 12 árbitros, entre os 20 inicialmente convocados, para dirigir os jogos das últimas cinco jornadas do campeonato.

Estes árbitros passarão ainda por sessões de refrescamento técnico, com o objectivo de garantir maior qualidade e imparcialidade na reta final da competição.

De salientar que, recentemente, A Federação Angolana de Futebol (FAF), por via do Conselho Central de Árbitros, suspendeu por um mês, dois árbitros e cinco assistentes, por conta do excesso de peso, segundo o Jornal dos Desportos, edição desta sexta-feira, numa peça assinada pelo jornalista Eduardo Gito.

‎Os dois juízes e mais cinco assistentes, reprovaram nos testes físicos realizados recentemente no seminário de capacitação sobre as leis de jogo. Trata-se de Feliciano Lucas, árbitro da província do Huambo, e Julião Mateus, de Luanda.

‎A suspensão aos juízes deve-se ao facto de não corresponderem à condição física necessária para o exercício da actividade de arbitragem para alta competição.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido