Consulado do Brasil em Angola concede cerca de 200 vistos por semana
Consulado do Brasil em Angola concede cerca de 200 vistos por semana
Eugênia Barthelmess

Aproximadamente 200 vistos, sobretudo de turismo, de estudante e de trabalho são concedidos semanalmente pelo Consulado Geral do Brasil em Angola, informou esta quinta-feira, em Luanda, a embaixadora do Brasil no país, Eugênia Barthelmess.

A informação foi prestada à imprensa no final de uma audiência de cortesia à vice-presidente do MPLA, Mara Quiosa.

De acordo com a diplomata, há uma demanda “muito importante e o Brasil procura avaliar correctamente os pedidos de concessão dos vistos”, sublinhando que  este volume está dentro das capacidades humanas de processamento e análise da instituição.

Esclareceu que, para dar resposta à procura, o Governo brasileiro abriu um Consulado Geral em Luanda, que passou a funcionar como entidade consular autónoma da Embaixada, para se poder dedicar apenas à questão migratória e consular entre os dois países.

Depois de reconhecer, a 11 de Novembro, Angola como país independente, os dois países assinaram, a 11 de Junho de 1980, um Acordo de Cooperação Económica, Científica e Técnica.

No âmbito desse acordo e de outros, Angola e o Brasil desenvolvem cooperação em vários sectores, com destaque para saúde, cultura, administração pública, formação profissional, educação, meio ambiente, desporto, estatística e agricultura.

O Brasil foi o primeiro país do mundo a reconhecer a independência de Angola, proclamada pelo então Presidente António Agostinho Neto.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido