
Um cidadão de 26 anos, identificado por Diogo António Gaspar, foi brutalmente assassinado no passado domingo, no município de Lucala, província do Cuanza Norte, após se recusar a partilhar um cigarro com o primo e um amigo.
Os dois suspeitos, já detidos e sob custódia, foram apresentados ao público pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) na quinta-feira.
O crime, ocorrido no bairro do CTT, nos arredores da vila de Lucala, teve lugar no dia 22 deste mês e, de acordo com as autoridades, resultou de uma discussão que envolveu o consumo de bebidas alcoólicas.
Conforme as investigações, o primo da vítima, acompanhado por um cúmplice, atacou Diogo António Gaspar com golpes de caco de garrafa na região do pescoço, o que resultou na sua morte imediata no local.
A motivação do crime, segundo o porta-voz interino do SIC no Cuanza Norte, Ramos Vunge Vutula, foi a recusa da vítima em partilhar o cigarro que estava a fumar.
Um dos agressores foi detido no dia seguinte ao crime, enquanto o segundo foi capturado no dia 24, após ter tentado fugir. A detenção do segundo suspeito foi facilitada pela colaboração de populares, que forneceram informações à polícia.
Os acusados serão apresentados nos próximos dias ao juiz de Garantias, que decidirá sobre as medidas de coação a aplicar.
Entre Janeiro e Agosto deste ano, o SIC registou 31 homicídios na província do Cuanza Norte, resultando na detenção de 21 cidadãos suspeitos de envolvimento nesses crimes.