
A ENDIAMA – Empresa Nacional de Diamantes de Angola – vai atribuir, a partir desta terça-feira, 25 bolsas de estudo integrais a filhos de ex-trabalhadores de cinco empresas diamantíferas paralisadas: SML, Luarica, Luxinge, Fucauma e Yetwene.
O Imparcial Press sabe que a formação técnica profissional decorrerá no Centro de Formação Técnico-Profissional da ENDIAMA (CEFOPE), localizado na Lunda-Sul.
Esta iniciativa integra-se no programa “Bolsas Integrais”, que visa proporcionar qualificação nas áreas de exploração mineira e electromecânica.
O projecto, com um financiamento global de 280 milhões de kwanzas, inclui alojamento em regime de internato e alimentação durante o período de um ano.
Os candidatos foram selecionados com base nos resultados de um exame de aptidão realizado em maio do ano passado, no município do Lucapa, província da Lunda-Norte. Dos 43 participantes, 25 foram admitidos para o programa.
O lançamento oficial do programa “Bolsas Integrais” está agendado para esta terça-feira, no CEFOPE, e contará com a presença dos governadores das províncias da Lunda-Norte e Lunda-Sul, bem como de membros do Conselho de Administração da ENDIAMA.
Esta iniciativa resulta de um acordo assinado entre a ENDIAMA e um grupo de ex-trabalhadores das empresas mineiras paralisadas, visando promover a formação e inserção profissional dos seus descendentes.