
A Escola Superior de Ciências Sociais, Artes e Humanidades (ESCISAH), em Mbanza Kongo, província do Zaire, vai suspender, no ano académico 2025/2026, os cursos de Matemática, Química e Física, lecionados desde 2010.
De acordo com o chefe do Departamento para os Assuntos Académicos, Kamavuako Kubuka, a decisão resulta de uma orientação do Ministério de tutela, que visa criar melhores condições laboratoriais e infraestruturais para o funcionamento da instituição.
“Deram-nos uma moratória de dois anos para melhorarmos as condições da nossa escola e admitirmos pelo menos dois professores com grau de doutoramento (PhD)”, explicou.
No próximo ano académico, a ESCISAH manterá apenas os cursos de História e Arqueologia, Gestão de Empresas, Educação de Infância e Ensino Primário. A instituição oferecerá 330 vagas, das quais 188 já foram preenchidas. As inscrições, iniciadas a 4 de Agosto, encerram no dia 20 do mesmo mês.
Kamavuako Kubuka sublinhou ainda que, face ao ano académico anterior, há uma redução de 110 vagas disponíveis.
A ESCISAH dispõe actualmente de 18 salas de aula, seis das quais ainda por inaugurar, e conta com um corpo docente de 42 professores, entre nacionais e expatriados.