Eugénio Laborinho almeja substituir o seu primo (João Lourenço) na presidência do MPLA
Eugénio Laborinho almeja substituir o seu primo (João Lourenço) na presidência do MPLA
JL e EL

O ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, manifesta em backstage a intenção de se candidatar à liderança do MPLA, partido onde milita desde 1974. Recentemente, o famigerado general Higino Carneiro também manifestou – nos bastidores – a tal intenção e foi bem enxovalhado pelos militantes do seu partido nas redes sociais.

Constitucionalmente, o actual presidente do MPLA, João Lourenço, já não pode voltar a concorrer como cabeça de lista às próximas eleições gerais que, provavelmente, terão lugar entre os meses de Agosto ou Setembro de 2027. Logo, deixa uma vacatura uma vez que as normas em vigor o impede de concorrer para um terceiro mandato.  

Apesar do seu estado de saúde inspirar cuidados redobrados, Eugénio Laborinho tem estado nos últimos tempos a bater portas de militantes de proa do MPLA – que já não se revejam com as políticas do seu primo João Lourenço – no sentido de obter apoios que se põe.  

“Laborinho quer jogar no seguro, como se diz na gíria, para começar a angariar apoios e colher simpatias dos que decidem no ‘Krenlim’, sendo certo que até 2027 surgirão outros candidatos, alguns indicados pelo partido”, escreveu o jornalista Ireneu Mujoco num texto publicado na última edição do jornal Pungo a Ndongo.

A fonte admite que Laborinho apesar de ser considerado um militante disciplinado e dedicado, tem que continuar a preparar o seu caminho, a partir deste momento, pois poderá não reunir consenso para concretizar o seu sonho de ser um dia presidente do MPLA e concorrer também como candidato a Presidente da República.

Quem também almeja o cadeirão de João Lourenço é o ex-primeiro secretário provincial do MPLA em Luanda, Bento Bento.

Depois de perder a maior praça eleitoral nas últimas eleições gerais com o actual secretário geral da JURA, braço juvenil da UNITA, Bento Bento foi escorraçado do Comité Provincial. Agora pretende se vingar, ficando com o lugar do seu chefe.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido