
O ex-secretário provincial da FNLA em Malanje e membro do Comité Central, Carlos Capamba Cassoma, apresentou, no sábado, em Luanda, à imprensa, a candidatura ao cargo de secretário nacional da JFNLA.
A candidatura de Carlos Capamba Cassoma é a única, até no dia 1 de Julho, à liderança do braço juvenil da FNLA, para um mandato de quatro anos.
O acto de apresentação ocorreu na Casa da Juventude de Viana, e foi testemunhado por membros do Comité Central da FNLA, membros da JFNLA, e apoiantes da candidatura.
A directora de campanha, Constância Vunge, disse, na ocasião, que a candidatura vai ser formalizada na próxima terça-feira, junto do Secretariado Nacional do Partido. Referiu, na sequência, que após a validação da lista para disputar, seguir-se-á o início da campanha em algumas províncias.
A eleição vai ter lugar no II Congresso Ordinário da JFNLA, de 9 a 11 de Agosto, em local ainda por definir. Em declarações ao Jornal de Angola, Carlos Capamba Cassoma disse que pretende imprimir uma nova dinâmica de trabalho, trabalhar com a juventude, para ajudar a FNLA a estar no lugar desejado pelos militantes.
Prometeu trabalhar com a base e toda a sociedade civil, mobilizar novos membros, dotar a JFNLA de capacidade política, social e económica, que permitam disputar com os seus adversários políticos no que toca à participação do futuro da juventude angolana.
Membro do Comité Central da FNLA, eleito no V Congresso que elegeu Nimi a Simbi como presidente do partido, Carlos Cassoma iniciou a carreira política em 2007. De lá para cá exerceu, entre outros cargos, o de líder do braço juvenil da FNLA em Malanje, de 2021 a 2022, antes II secretário, e membro do Comité Nacional.
in JA