Exoneração de Lukeni Araújo da direcção do INFOTUR gera apreensão no sector do turismo
Exoneração de Lukeni Araújo da direcção do INFOTUR gera apreensão no sector do turismo
infour

O ministro do Turismo, Márcio de Jesus Lopes Daniel, exonerou recentemente Lukeni Araújo do cargo de director-geral do Instituto de Fomento Turístico (INFOTUR), nomeando, para o seu lugar, a sua consultora Allícia Alexandra Neto dos Santos.

Lukeni Araújo, que assumira funções em Junho de 2024, após exercer o cargo de consultor do ministro, havia substituído Afonso Vita, actual responsável pelo Gabinete de Apoio ao Turista, Formação e Empreendedorismo.

A decisão, embora enquadrada numa reestruturação mais ampla do sector, tem gerado alguma inquietação entre analistas e operadores do turismo, pela falta de estabilidade na liderança do INFOTUR.

As razões oficiais para a exoneração não foram divulgadas, alimentando especulações nos bastidores. Fontes internas do INFOTUR, sob anonimato, manifestaram preocupação com a recorrente instabilidade na instituição.

“Quando uma entidade que deve garantir estabilidade funcional e comunicação eficaz com operadores e investidores muda frequentemente de direcção, há sérios retrocessos na visão de desenvolvimento do turismo”, afirmaram.

A nova directora-geral, Allícia Santos, é guia turística, produtora cultural e licenciada em Turismo, Gestão Hoteleira e Animação Turística pela Universidade Metodista de Angola.

Fluente em português, inglês, francês e alemão, destaca-se pela sua experiência em produção cultural e marketing, tendo participado em diversos projectos ligados a exposições, festivais e eventos corporativos. É também reconhecida pelo profundo conhecimento de Angola e pela sua capacidade de trabalho em equipa.

Durante a cerimónia de posse, realizada a 2 de Abril, foram também empossados Bruno Ricardo Cardoso de Matos como director-geral adjunto do INFOTUR, João Miguel Alexandre da Silva como director do gabinete do Secretário de Estado para o Turismo, e Palmira Pinga Crimica Manuel como directora adjunta do gabinete do Ministro.

O ministro Márcio Daniel apelou à dedicação dos novos dirigentes, incentivando-os a trabalhar com zelo e foco em resultados, com vista à consolidação de Angola como destino turístico de excelência.

Na despedida do cargo, Lukeni Araújo publicou uma mensagem de agradecimento, sublinhando o seu sentimento de dever cumprido: “Em pouco tempo, conseguimos somar, fortalecer pontes, abrir caminhos e lançar sementes que, acredito, darão frutos para o turismo angolano”, escreveu, deixando votos de sucesso à nova equipa.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido