
O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou, com profundo pesar, o falecimento de dois dos seus colaboradores, Marcos Mateus António e António Bernardo Muiaba, vítimas de afogamento no rio Luando, no município de Luquembo, província de Malanje.
Os funcionários, que desempenhavam as funções de Informático e Supervisor de Equipa, estavam ao serviço do INE no âmbito de um inquérito em curso na região.
O incidente ocorreu na segunda-feira, 24, quando tentavam atravessar o rio Luando para dar continuidade aos trabalhos de inquérito nos municípios de Luquembo e Capunda.
De acordo com testemunhas no local, as vítimas terão realizado a travessia sem observância das medidas de segurança adequadas, sendo arrastadas pela forte correnteza do rio.
Após mais de 24 horas desaparecidos, uma equipa de resgate do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros localizou os corpos na terça-feira, 25, nas margens do rio Luando. Os cadáveres foram recolhidos e encaminhados para a morgue do Hospital Regional de Malanje.
O INE destacou que os malogrados se distinguiam pelo profissionalismo, bravura e dedicação ao trabalho. Neste momento de consternação, a Direção do INE e o coletivo de colaboradores manifestam solidariedade e apoio incondicional às famílias enlutadas.
As autoridades apelam para que, em situações semelhantes, sejam adotadas medidas rigorosas de segurança para evitar tragédias desta natureza.