Governador do Zaire exonera administrador municipal de Mbanza Kongo
Governador do Zaire exonera administrador municipal de Mbanza Kongo
Gov zaire1

O governador da província do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, exonerou, na última quinta-feira, Manuel Nsiansoki Gomes do cargo de administrador municipal de Mbanza Kongo, tendo nomeado para o seu lugar o professor e investigador Zolana Kiassango Avelino.

Manuel Nsiansoki Gomes, que foi exonerado um dia depois de presidir a uma palestra alusiva ao Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, assume agora o cargo de director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico Integrado.

Ao novo administrador, Adriano Mendes de Carvalho pediu, durante a cerimónia de tomada de posse, uma actuação marcada pela dedicação, humildade e espírito de diálogo permanente, sobretudo com a juventude, de modo a alcançar resultados concretos na gestão do município.

Defendeu, igualmente, a necessidade de reforçar as políticas de arrecadação de receitas fiscais locais, como instrumento essencial para o desenvolvimento do município e da província.

Durante o acto, o governador anunciou a chegada iminente de uma empresa que irá executar obras de requalificação dos passeios, da rede de iluminação pública e de outros recintos públicos da cidade de Mbanza Kongo, com início previsto para os próximos dias.

No domínio das finanças locais, Adriano Mendes de Carvalho sublinhou a importância da criação de políticas viáveis que permitam o aumento da arrecadação de receitas fiscais, defendendo a cobrança rigorosa de impostos a todos os agentes económicos que exercem actividades nos 11 municípios da província.

O governador denunciou a existência de comerciantes que se recusam a pagar os impostos devidos e advertiu as administrações municipais para a necessidade de adoptarem medidas que obriguem estes operadores económicos a cumprirem as suas obrigações fiscais.

Segundo referiu, os municípios do Soyo, Nzeto e Tomboco já registam avanços significativos na arrecadação de receitas locais, constituindo exemplos a serem seguidos pelas restantes circunscrições da província.

“Temos muitas cantinas, lojas e empresas. Todos devem contribuir, pagando impostos, para que possamos desenvolver a nossa província”, afirmou.

O governante solicitou ainda maior atenção às populações das zonas rurais e de difícil acesso, recomendando uma articulação mais estreita entre as administrações municipais e os directores dos diversos sectores públicos, com vista à definição de estratégias de intervenção mais eficazes.

Para além do novo administrador municipal de Mbanza Kongo, foram igualmente empossados o administrador municipal adjunto do Quêlo e os chefes dos departamentos municipais da Juventude, Cultura, Turismo e Desportos.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido