
O director provincial de Luanda, Filipe Comandala, procedeu, na manhã de ontem, sexta-feira, 2 de Junho, a entrega simbólica de 200 cartões de subsídio aos combustíveis – no caso concreto a gasolina – para taxistas e moto-taxistas, numa das bombas de combustíveis na marginal da capital do país.
“Tomámos conhecimento desta subida em menos de 24 horas para o preço da gasolina. Nem todos taxistas vão ter o cartão em menos de 24 horas que a tal gasolina subiu. Como fica para quem faz táxi e terá de abastecer a sua viatura sem o tal cartão? Deveriam antecipar a emissão de cartões para todos e depois tomarem esta decisão maldosa”, lamentam interlocutores do Imparcial Press ouvidos em Luanda.
O acto contou com a presença de todos os directores municipais de transportes, tráfego e mobilidade de Luanda e distintas associacões de taxistas, onde, nesta primeira fase, foram beneficiados, maioritariamente, taxistas e moto-taxistas recentemente licenciados no âmbito da campanha massiva para o efeito, em todos nove municípios que compõe a capital angolana.
A entrega dos cartões de subsídio a taxistas, moto-taxistas e outros operadores abrangidos nesta nova medida do Executivo na subida do cambustivel, gasolina, terá continuidade nas direcções municipais do sector dos transportes, tráfego e mobilidade, segundo fez saber o director provincial do sector do Governo Provincial de Luanda (GPL), Filipe Comandala.
Apesar de ser uma vantagem aos automobilistas seleccionados para a isenção na subida do preço da gasolina, que vão continuar a pagar no valor anterior de 160 kwanzas por litro, enquanto para quem não exerce tal actividade passa agora a pagar 300 kwanzas por litros, a medida do Executivo, dizem as fontes do “Imparcial Press”, foi precipitada pelo facto de encontrar todos na contra-mão.