
Angolanas e angolanos
Caros Jornalistas
Minhas senhoras e meus senhores
Convidamos os senhores jornalistas à esta conferência de imprensa para fazermos o lançamento oficial das comemorações do 8 de Maio, Dia do Deputado da UNITA, instituído oficialmente em 2021, pelo seu Grupo Parlamentar.
Aproveitamos, igualmente, a ocasião para saudar o 3 de Maio, dia Mundial da Liberdade de Imprensa que se assinala amanhã e que não deve, por isso, passar despercebido, tendo em conta a importância deste valor para a construção de um Estado Democrático de Direito.
Sobre o Dia do Deputado da UNITA.
O Grupo Parlamentar da UNITA consagrou o dia 8 de Maio como o Dia do Deputado da UNITA, em homenagem a Raul Danda, com certeza, um dos mais notáveis deputados à Assembleia Nacional que o Grupo Parlamentar da UNITA já teve, falecido a 8 de Maio de 2021.
As suas intervenções, a sua dedicação, o seu patriotismo, humanismo, inteligência, perspicácia e humor político, marcaram e influenciaram o modo de ser e de estar de muitos deputados e dos cidadãos que o ouvissem falar quer em português, quer em Ibinda, a sua língua materna.
Raúl Danda soube representar condignamente o Grupo Parlamentar da UNITA e desempenhar cabalmente o seu papel de representante e defensor dos interesses mais legítimos do povo angolano.
Significado
Queremos, com esta comemoração, celebrar a vida, a obra, o legado, o exemplo, a contribuição patriótica e os valores perenes deste expoente Deputado e ilustre filho de Angola e de todos os Deputados que estiveram e estão ao serviço do Grupo Parlamentar da UNITA, desde a Primeira Legislatura(1992) à presente(Quinta Legislatura), estejam eles vivos ou a título póstumo.
Objectivos desta primeira actividade:
Pretendemos, com esta comemoração:
1 – Unir as gerações de Deputados da I, II, III, IV e V Legislaturas;
2 – Proporcionar um reencontro com a História;
3 – Homenagear os Deputados da I a IV Legislaturas;
4 – Enaltecer o contributo dos Deputados das distintas Legislaturas nas diferentes fases da luta política e evolução do Grupo Parlamentar da UNITA nesses 30 anos ao serviço do cidadão.
Para o efeito, temos uma programação que começa oficialmente hoje, com esta conferência de imprensa e terá o seu ponto mais alto no dia 8, com a realização da cerimónia de homenagem aos Deputados desde a Primeira Legislatura da Assembleia Nacional da República de Angola.
As festividades do Dia do Deputado vão decorrer até ao dia 15 de Maio, com várias actividades que enaltecem o contributo dos Deputados, assessores e funcionários, o que tem permitido servir os cidadãos com patriotismo ao longo de vários anos.
Daí as comemorações do Dia do Deputado da UNITA serem realizadas sob o Lema: “Grupo Parlamentar da UNITA, 30 anos ao serviço do cidadão.”
SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA
Saudamos de forma antecipada todos os profissionais desta área, sobretudo aqueles que, diante da crítica realidade de captura da imprensa pelo regime, manifestada com o encerramento de órgãos, perseguição, coação e ameaças aos profissionais e empresários do ramo da imprensa convencional e alternativa, em clara violação da Constituição e da Lei, estes não deixaram de informar com “verdade, rigor e isenção”.
Não há democracia sem liberdade de imprensa e fica cada vez mais provado que estas práticas têm afastado Angola do bem político mais precioso dos nossos tempos, a democracia.
Saudamos e enviamos os nossos votos motivacionais e positivos à classe dos profissionais que estarão reunidos na sua “Primeira Conferência Nacional”, com olhos fitos em repensar o rumo deste sector, um dos pilares da democracia.
Esperamos que este encontro trace as melhores vias para um desempenho à altura dos desafios da actualidade e que as entidades afins e a sociedade em geral, valorizem e dignifiquem o empenho e entrega na construção de uma Angola verdadeiramente independente, democrática e desenvolvida.
Rendemos uma homenagem especial a todos os profissionais da classe jornalística mortos, presos e detidos no exercício da sua profissão, por defenderem os valores da liberdade e da pluralidade.
Luanda, 2 de Maio de 2023
O Grupo Parlamentar da UNITA