Huambo: Comboio do CFB volta a descarrilar e corta circulação – É seguro utilizar este meio?
Huambo: Comboio do CFB volta a descarrilar e corta circulação - É seguro utilizar este meio?
Comboio

A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, encontra-se interrompida, em consequência do descarrilamento, quarta-feira, 25, de seis veículos vagões cisternas, no município do Ucuma.

O excesso do descarrilamento deste meio de transporte à nível nacional levanta uma simples questão: Até que ponto é seguro andar de comboio em Angola?

O incidente ocorreu por volta das 14h30, entre as localidade do Longonjo e Ucuma, na província do Huambo, com descarrilamento do comboio, que saia do Luena (Moxico), com destino ao Lobito (Benguela).

Segundo à Angop que veiculo a informação, o administrador para área Técnica do CFB, Ottoniel Manuel, confirmou diz tratar-se do descarrilamento de seis vagões cisternas de um comboio de mercadorias (material vazio) ao serviço da instituição.

Em virtude do acidente, explicou, encontra-se interrompida a circulação dos comboios no troço Lobito/Huambo, pelo menos até ao próximo sábado (28), tempo previsto para a conclusão dos trabalhos de carrilamento.

Disse não haver qualquer desastre pessoal, apenas danos no material circulante fixo, com cerca de 120 travessas destruídas e 12 carris.

Segundo o administrador do CFB, a causa preliminar desta ocorrência deveu-se, sobretudo, a interferências humanas externas a segurança das circulações.

Face a esta ocorrência, apelou à população, em geral, sobre a necessidade de preservar os bens públicos, evitando acções negativas, tendo em conta o desenvolvimento sustentável do país, na perspectiva de justificar os avultados investimentos realizados para a reabilitação e modernização do Caminho-de-Ferro de Benguela.

Trata-se do primeiro acidente de género ocorrido, este ano, na província do Huambo, sendo que o último ocorreu em Abril de 2022, na localidade do Lépi, município do Longonjo.

De referir que a circulação de comboios do CFB esteve interrompida durante alguns dias, em Outubro de 2022, devido ao descarrilamento de um comboio, na vizinha província do Bié.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido