INE adia início do Censo/2024 para 19 de Setembro
INE adia início do Censo/2024 para 19 de Setembro
censo 24

O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou hoje o adiamento do Censo/2024, cujo início estava previsto para o dia 19 deste mês. A nova data de início do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH/2024) foi alterada para 19 de Setembro, de modo a concluir a criação das condições logísticas necessárias nas diferentes secções censitárias.

De acordo com uma nota distribuída hoje, terça-feira, 2 de Julho, à imprensa, a que o Imparcial Press teve acesso, o INE esclarece que este processo decorrerá durante 30 dias, terminando a 19 de Outubro deste ano.

Segundo a instituição, ao identificar a necessidade de reforçar o apoio logístico nas diversas secções censitárias, o INE prontamente informou a Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo/2024.

Apesar do adiamento, o Instituto Nacional de Estatística reafirma que os preparativos para a realização do Censo/2024 continuam sem interrupções, contando com o apoio contínuo dos diversos departamentos ministeriais que integram a Comissão Multissectorial.

O INE também recorda que a preparação deste processo incluiu a actualização da malha cartográfica censitária em todo o território nacional, permitindo a revisão de mais de 92 mil secções censitárias. Esta fase foi seguida pela realização coordenada do Censo Piloto em sete províncias do país, abrangendo 14 municípios e 14 comunas.

Cumpridas essas etapas, a nota informa que a instituição, sob a supervisão do Grupo Técnico Nacional, tem promovido a formação dos assistentes técnicos provinciais, municipais e comunais.

Adicionalmente, o Grupo Técnico tem-se deslocado a diversas localidades do país com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a sociedade para aquela que é considerada a maior operação estatística dos últimos 10 anos.

Siga-nos
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido